DMI-Anuncios_Blog
DMI-Anuncios_BlogDESKTOP

Sorteios de Instagram: valem a pena?

A prática de sorteios no Instagram tem se popularizado muito durante os últimos tempos. Marcas, digital influencers e celebridades adquiriram essa prática em suas redes sociais, principalmente em momentos significativos no mundo do entretenimento, como em dias de eliminação em reality shows ou em lançamentos importantes.

Entretanto, nem todos sabem como essa atividade funciona. Por isso nesta leitura será explicado o que acontece por trás dela e quais são seus pontos positivos e negativos.

Como funciona?

São divulgadas ações promocionais válidas por um determinado período de tempo e possuem como objetivo gerar um buzz em cima de algum produto ou serviço da marca em si. É exigido um passo a passo para participar, como seguir as contas participantes, curtir a foto, repostar nos stories ou marcar amigos. A ação tem como objetivo principal aumentar o engajamento e reconhecimento do influenciador/marca e das contas parceiras (que pagaram uma certa quantia pela parceria).

O Instagram é favorecido financeiramente?

A plataforma não gera dinheiro com isso. Inclusive, os sorteios trazem problemas para a rede social, pois além de infringirem a Lei nº 5.768, artigo 4º: “nenhuma pessoa física ou jurídica poderá distribuir ou prometer distribuir prêmios mediante sorteios, vale-brinde, concursos ou operações assemelhadas, fora os casos e condições previstas nesta lei”, também vão contra as diretrizes do Instagram: “Você não deve marcar conteúdo ou incentivar usuários a marcar conteúdo de maneira inadequada (por exemplo, não incentive as pessoas a marcarem a si mesmas nas fotos em que não estão presentes)”

Pontos positivos e negativos

Um dos lados positivos da prática de sorteio no Instagram é que esta é uma forma relativamente fácil e rápida de ganhar seguidores e ter seu perfil com um bom engajamento durante um tempo. Se os seguidores adquiridos, mesmo após o sorteio, se identificarem com o conteúdo que as contas as quais eles seguiram produzem, o engajamento delas pode crescer e manter constância.

Porém, na maioria das vezes, esta prática atrai seguidores fantasmas, pois muitas pessoas criam contas falsas apenas para participar do sorteio e ,quando não ganham, mesmo que não deixem de seguir os perfis, serão apenas um “número”, pois não estarão interagindo com seu conteúdo. Quando isso acontece, o Instagram entende que o conteúdo da conta não é relevante, comparando o grande número de seguidores ao baixo engajamento.

Além de também tornar as métricas do perfil confusas, visto que os seguidores ali presentes estão interessados apenas nos produtos ou serviços sorteados. 

Por isso, por mais populares e tentadoras que sejam certas práticas, o indicado é sempre estar ciente de todos os prós e contras, porque uma ação feita com o intuito de crescer o perfil pode acabar sendo, na verdade, um tiro no pé.

A publicidade tradicional morreu?

A publicidade tradicional morreu?

Desde que a internet ganhou força e notoriedade ao redor do mundo, estratégias de Marketing e ações de Publicidade têm…
Marketing de Influência: Como os digital influencers impactam na decisão de compra?

Marketing de Influência: Como os digital influencers impactam na decisão de compra?

Associar uma marca ou um produto a figuras públicas é o sonho de qualquer empresa que deseja estar ainda mais…
Sorteios de Instagram: valem a pena?

Sorteios de Instagram: valem a pena?

A prática de sorteios no Instagram tem se popularizado muito durante os últimos tempos. Marcas, digital influencers e celebridades adquiriram…
Busca paga ou busca orgânica: Qual investir?

Busca paga ou busca orgânica: Qual investir?

Dentre as estratégias de marketing digital que mais geram dúvidas e receios nas empresas e profissionais da área, descobrir qual a melhor…
AnyConv.com__logo-dmiespm_brnaco

Ajude-nos a melhorar

Sua opinião é essencial para aprimorar nosso trabalho. Você poderia responder uma pesquisa de satisfação? Leva apenas cinco minutos.

Sobre o DMI e a ESPM

A parceria entre o Digital Marketing Institute (DMI) e a ESPM une competência e credibilidade, resultando em uma formação de excelência com reconhecimento internacional.

Se você ainda quiser ajuda para fazer a inscrição no curso, preencha o formulário e receba mais informações