Busca paga ou busca orgânica: Qual investir?

Dentre as estratégias de marketing digital que mais geram dúvidas e receios nas empresas e profissionais da área, descobrir qual a melhor opção para investimento entre busca paga ou busca orgânica pode ser uma tarefa difícil se não houver o entendimento dos benefícios de cada uma das alternativas.

Para ajudá-los, preparamos um artigo completo para entender o que cada uma das opções podem trazer de vantagens para a sua empresa ou no dia a dia de um profissional de marketing. Acompanhe!

O que é busca orgânica?

A busca orgânica é formada pelos resultados de sites que aparecem nos buscadores de pesquisa de forma “natural”. Esses resultados são encontrados logo abaixo dos links patrocinados. 

Entretanto, para conquistar um bom ranqueamento é necessário trabalhar esforços de SEO (otimização de página, produção de conteúdo, pesquisa de palavras-chave). Isso acontece, porque os buscadores utilizam diversos atributos na hora de classificar um site.

Embora não se saiba quais são os critérios que o Google atribui para cada página, grande parte das empresas já utilizam-se de estratégias para melhorá-los. São eles:

  • qualidade do conteúdo
  • volume de palavras-chave
  • links internos e externos
  • autoridade de domínio

Benefícios 

Um bom trabalho feito a partir da busca orgânica pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Mas atenção! Esses são esforços de médio a longo prazo, em que é preciso uma estratégia bem elaborada para que os resultados possam acontecer. 

Os benefícios em apostar na busca orgânica são: impulsionamento dos negócios, autoridade para a marca e geração de resultados a longo prazo, que são conquistados por meio da produção de conteúdo relevante e valioso para os seus clientes. 

Dicas para ter sucesso com uma estratégia de busca orgânica

Apesar de ser um trabalho de médio a longo prazo, vamos dar algumas dicas para que você tenha sucesso com a busca orgânica. Leia abaixo!

Produzir conteúdos a partir de um estudo de palavras-chave

Um dos principais atributos levados em consideração pelo algoritmo do Google, são os conteúdos relevantes. Por isso, é necessário criar um planejamento para produzir artigos que se encaixam com as necessidades do seu cliente e que estão alinhados aos termos que eles procuram. 

Ter links que redirecionam os visitantes do seu site ou blog para novos conteúdos relacionados às palavras que eles pesquisam é uma grande oportunidade para fazer com que essa audiência, fique mais tempo navegando pelo seu site. 

Criar landing pages para diferentes palavras-chave

As páginas de destino são feitas para oferecer aos usuários um conteúdo claro e principalmente, útil. Normalmente, essas páginas são usadas para atrair leads ou conversão. Por isso, utilizar palavras-chave diferentes para cada landing page que você possui é uma boa alternativa para melhorar seus resultados e conquistar leads mais qualificados. 

O que é busca paga?

Busca paga ou links patrocinados, são o resultado do estudo de palavras-chave para criar anúncios que condizem com o que os usuários estão procurando. Nesta modalidade, os resultados são exibidos nas primeiras posições dos sites de busca. 

Para conseguir as primeiras posições, as empresas investem em ferramentas como o Google Ads e assim, produzem anúncios direcionados para suas audiências. 

Dentro da plataforma, os usuários podem criar links patrocinados para serem exibidos em mecanismos de busca, rede de display, blogs, portais de notícias.

Benefícios

Para quem está disposto a investir em busca paga, as principais vantagens em usar essa estratégia são:

Atrair tráfego para o seu site

Os anúncios direcionam para páginas que podem ser do seu site, blog ou landing page (uma boa forma para gerar leads).

Acelerar resultados

Mesmo com investimentos mais baixos, é possível fazer uma campanha bem segmentada para o seu público-alvo e conquistar bons resultados.

Identificar mais facilmente o público

Ao fazer campanhas de links patrocinados, fica mais fácil para entender e avaliar características (idade, gênero, localização) e interesses do seu público com bases nas pessoas que interagem com seu anúncio.

Investir de maneira flexível

Descobrir a quantia certa a investir é uma dúvida comum entre quem está iniciando no mundo da mídia paga, independente do seu orçamento é possível fazer campanhas que se adaptem a sua realidade.

Medir os resultados

Uma das principais vantagens de investir em links patrocinados, é a de que a maioria das plataformas permitem ao usuário acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas.

Dicas para ter sucesso com uma estratégia de busca paga

Não basta apenas investir em busca paga, é preciso manter um trabalho contínuo de otimização. Vamos lá!

Segmentação

É importante manter-se atento aos resultados das suas campanhas e testar diferentes segmentações de público, para assim entender qual tipo de anúncio a sua audiência responde da melhor maneira. 

Modelo de compra

A ferramenta oferece ao usuário a chance de escolher qual tipo de lance será feito para cada campanhas. Lance automático: Neste modelo, a ferramenta determina o valor do lance a ser dado. Lance manual: Nesta opção, você poderá escolher investir em valores mais altos ou mais baixos. 

Dessa forma, escolher o modelo de compra ideal é essencial para não desperdiçar tempo e dinheiro com lances errados. 

Lugar nos quais os anúncios aparecem

Os seus anúncios podem ser exibidos em diversos meios como em portais de notícias, rede de pesquisa, rede de display e vídeo. Por isso, é importante entender quais os locais que melhor se encaixam com o seu público e também com o seu produto ou serviço. 

Qual investir?

As duas estratégias funcionam de maneiras diferentes, mas podem e devem ser trabalhadas de maneiras complementares. Dados do Hubspot apontam que as primeiras posições nos resultados de pesquisa orgânica correspondem a 34,36% da taxa de cliques, por isso, essa informação nos ajuda a entender a importância de um trabalho em busca orgânica. 

Para conquistar bons resultados com a pesquisa orgânica, é necessário iniciar um esforço em mídia paga. Dessa forma, é possível entender como sua audiência interage com os seus anúncios enquanto está sendo trabalhado uma estratégia baseada em SEO e na produção de conteúdo. 

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