Associar uma marca ou um produto a figuras públicas é o sonho de qualquer empresa que deseja estar ainda mais próxima dos clientes, que se tornam cada vez mais exigentes na hora da decisão de compra. Mas como utilizar o Marketing de Influência e levar resultados para o seu negócio? Vamos descobrir neste post!
Marketing de Influência é só escolher o perfil mais seguido?
A resposta é não! O processo para iniciar uma estratégia de marketing de influência vai muito além do que contratar uma pessoa com grande número de seguidores. Você precisa entender todas as nuances da sua marca e escolher o influenciador que possui o discurso e ações mais próximas dos valores da sua empresa.
Escolher erroneamente pode acarretar em um ruído entre a percepção que seus clientes têm da sua marca e a mensagem que você realmente gostaria de passar.
Mas antes de continuarmos essa discussão, voltemos à definição…
Marketing de Influência consiste em um conjunto de estratégias que envolve a vinculação de marca à imagem de influenciadores ou celebridades como chave do sucesso para um planejamento que perpassa por compreensão de público, engajamento nos canais de comunicação e impacto de público, com objetivo de conversão em leads ou vendas.
Vamos aos números?
Segundo o estudioso Mike Schimidt, fundador da Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), o mercado total da estratégia de Marketing de Influência ultrapassou os 10 bilhões de dólares entre 2019 e 2020. E para se ter uma ideia, esse mercado movimentou, só no Instagram no ano de 2017, cerca de US $1,07 bilhão.
Tão fatídico é esse dado que 40% dos usuários do Twitter fizeram alguma compra por terem sido impactados pelos conteúdos de marca criado/divulgado pelo influenciador preferido.
Já entre os jovens consumidores de vídeo na plataforma Youtube, a marca chega a 70%, do público que baseia a decisão de compra utilizando como referência uma figura de confiabilidade seguida.
Ou seja, pela proximidade e teor dos vídeos abordados, essas figuras acabam criando pontos de identificação com os seguidores, artifícios facilitadores na comunicação com os usuários na hora da conversão/venda.
Agora, confira os cases de sucesso com a técnica de Marketing de Influência
● Dia dos Pais Natura
Culturalmente, as mensagens presentes nos meios se adequam ao olhar das massas e o que se espera de uma campanha de Dia dos Pais é um conjunto de imagens de momento pais héteros, cis e brancos em momentos felizes, representando apenas um grupo étnico, sexual e de gênero.
Porém, com a força de grupos minoritários e as suas causas, no ano de 2020, a empresa Natura decidiu arriscar e deu um toque de marketing de influência em um de seus principais ciclos de vendas no ano.
A ação #MeuPaiPresente no Instagram contou com a presença de 14 influenciadores em suas redes sociais, dentre eles, Babu Santana, Henrique Fogaça e a presença de Thammy Miranda, filho de Gretchen.
Como resultado, toda a estratégia de conteúdo rendeu para a marca um crescimento de 10x no Instagram, 60x no Twitter e quase 40 mil novos fãs no Facebook.
Isso sem falar na presença da marca nos Trending Topics e no Google, onde ela ficou entre as 15 mais buscadas no período.
● Compra certa
Em 2020, com foco em atração de novos clientes, o clube de compras exclusivas Compra Certa encontrou solução na criação de uma forma de fidelização de figuras públicas através de uma assinatura para gerar valor dentre os seguidores nas respectivas redes sociais.
A campanha de Black Friday contou com 41 influenciadores e gerou 1.405 conteúdos e, sozinha, essa campanha representou mais de 50% do valor arrecadado em vendas durante o ano inteiro.
Vale ressaltar que, por causa dos materiais extras gerados a partir da campanha, ao final a busca por palavras relevantes já chegavam a marca de 26,2%.
E o que isso tem a ver com o seu negócio?
Depois de tantos dados provenientes de cases de sucesso utilizando o Marketing de Influência, parece que a estratégia é muito dispendiosa e fora da realidade pequenos projetos ou empresas, já que envolvem grandes celebridades mainstream ou influenciadores de grande porte.
Mas, como já foi dito, esse recurso não tem como foco número de seguidores na rede da figura escolhida, mas sim o nível de engajamento com o público-alvo da campanha e a buyer persona do produto/da marca.
Então, tudo o que você precisa neste momento é dar o primeiro passo é confiar no poder do marketing de influência, na certeza de irá colher grandes resultados ao final do ciclo.
Agora, confira o vídeo do “guru” do Marketing Digital Neil Pate falando sobre a importância do Marketing de Influência para uma campanha:
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