Ranqueamento no Google: quanto tempo leva para “rankear” seu site e torná-lo relevante?

Ter bons resultados com estratégias de Marketing Digital é o desejo de qualquer negócio. Se no passado a publicidade era mais dependente da grande mídia e seus altos investimentos, hoje é possível captar clientes utilizando o potencial da internet e de suas mais variadas ferramentas. Nesse sentido, um dos métodos mais eficientes é o SEO e seu ranqueamento no Google e demais mecanismos de busca.

Compreender como funciona a definição da ordem dos resultados nos mecanismos de busca não é fácil, mas ter noções básicas sobre o tema é fundamental para obter bons resultados com a pesquisa orgânica. Neste artigo, você vai entender como funciona o processo e quanto tempo ele leva para entregar resultados expressivos.

O processo de ranqueamento no Google: uma jornada em busca de relevância

O termo “ranqueamento” deriva de “ranking”, isto é, uma lista apresentada em ordem de maior para menor importância. O ranqueamento no Google nada mais é do que a ordem com que a ferramenta apresenta seus resultados após a busca por determinada palavra ou frase-chave.

Sendo assim, o ranqueamento pode ser definido como a junção dos fatores que permitem uma posição melhor a uma página em relação a outras que aparecem após aquela determinada busca.

Esses fatores, por sua vez, são definidos pelo SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), que é um conjunto de técnicas e estratégias para a otimização de páginas, sites, blogs e outros canais de comunicação digital.

O ranqueamento no Google, bem como em outros mecanismos de busca menos utilizados, é importante para os resultados e a saúde de um negócio. Isso porque, tendo bons posicionamentos nas buscas que o usuário faz, seu negócio aparecerá para mais pessoas, gerando mais awareness, captação de leads e, consequentemente, mais conversões para vendas.

Fatores que influenciam o tempo necessário para ranquear um site no Google

Quando a pauta é o ranqueamento no Google, vários fatores podem intervir no tempo necessário para alcançar resultados significativos. Todos eles estão relacionados entre si e também se relacionam com outros contextos do mundo externo à internet.

Competitividade do nicho

Um dos principais fatores é a competitividade do nicho de mercado em que o site está inserido. Setores altamente concorridos podem exigir mais tempo e esforço para obter uma boa classificação, uma vez que há muita gente buscando por informações daquele determinado nicho e, consequentemente, muita gente ofertando conteúdo.

Conteúdo de qualidade e estratégico para o ranqueamento no Google

Além disso, a qualidade do conteúdo e a estratégia de SEO implementada desempenham um papel fundamental. Sites com conteúdo original e de qualidade, otimizados para palavras-chave relevantes e com uma estrutura técnica sólida têm mais chances de obter melhores classificações. Isso porque os mecanismos de busca entendem que esse conteúdo tende a atender melhor à necessidade do usuário.

Autoridade do domínio e backlinks

Por fim, a autoridade do domínio e a quantidade e qualidade dos backlinks também são fatores cruciais a serem considerados.

A autoridade do domínio diz respeito à credibilidade e relevância que aquele domínio tem perante aos usuários da internet de modo geral. Ela demora bastante a ser construída, já que envolve reconhecimento a longo prazo.

Já a presença de links do seu domínio como backlinks em outras páginas indica que outras páginas consideram seu conteúdo relevante e o indicam para o público que têm.

Ainda, é importante lembrar que a paciência e a consistência são essenciais, pois o ranqueamento de um site no Google pode levar semanas, meses ou mesmo anos, já que está sujeito a fatores e às alterações dos algoritmos.

Então, afinal, quanto tempo leva para obter um bom ranqueamento no Google?

A verdade é que não há resposta exata para essa pergunta. Tendo um planejamento consistente de SEO, com produção de conteúdo frequente, variando entre palavras-chave short e long tail, com conteúdos estruturais e diversificando os números de volume de busca e nível de dificuldade de SEO, a tendência é ter resultados relativamente rápidos, entre quatro e seis meses.

No entanto, esse resultado está justamente vinculado a dezenas de fatores diferentes, os quais estão interligados; portanto, não é possível cravar um resultado. O fato é que ter um olhar atento às estratégias de SEO (técnico e conteúdo), acompanhar o mercado e verificar tendências e movimentos de mercado são as melhores formas de obter resultados relevantes e consistentes para o negócio.

Estratégias eficazes para acelerar seus resultados de ranqueamento no Google

Agora que você já conhece mais sobre o processo e os principais elementos que influenciam no tempo de ranqueamento no Google, conheça algumas das principais estratégias para acelerar seus resultados nos mecanismos de busca.

1. Escolha da palavra-chave

A definição da palavra ou termo-chave é o primeiro passo para a otimização de SEO. Essa palavra será o núcleo daquela página em específico, significando que o usuário, ao buscar por essa palavra ou termo no Google, deverá encontrar o seu conteúdo. Ela deve aparecer em localizações estratégicas do seu texto, como o título, a URL, a meta-descrição, alguns subtítulos e, claro, ao longo do conteúdo.

2. Otimização de título

A otimização do título nada mais é que incluir a palavra-chave escolhida no título SEO da sua página ou conteúdo. Essa ação é fundamental para o ranqueamento no Google, já que auxiliará o mecanismo de busca a identificar que o termo buscado pelo usuário é exatamente o que está sendo abordado naquela página. Lembre-se também de utilizar um tamanho adequado de título!

3. Otimização de meta-descrição

Da mesma forma, a otimização da meta-descrição envolve criar um texto com a palavra-chave escolhida, em um tamanho adequado e envolvente para o usuário, explicando brevemente do trata o conteúdo.

4. Primeiro parágrafo do título

É importante para o ranqueamento no Google que o primeiro parágrafo do título seja envolvente, interessante, informativo e, claro, traga a palavra ou termo-chave que está sendo usado para a otimização.

5. Organização do conteúdo

Ter uma página organizada e estruturada auxilia na experiência do usuário, melhorando a legibilidade e o entendimento do conteúdo. Procure utilizar as divisões de título e subtítulos, bem como incluir imagens, vídeos e outros elementos que possam auxiliar na organização e na fluidez da página.

6. Tamanho do conteúdo

O Google e outros mecanismos de busca podem avaliar conteúdos muito curtos como insuficientes para responder à pergunta do usuário. Por outro lado, textos muito longos sem organização também podem ser vistos como confusos ou cansativos.

Procure adaptar o conteúdo ao que usuário espera daquilo: buscas abrangentes pedem respostas mais amplas; buscas específicas podem ter resultados mais diretos. Deve-se avaliar o tamanho necessário para o texto e, ainda, é importante atualizá-lo periodicamente.

7. Velocidade no carregamento

Páginas com lentidão no carregamento trazem uma experiência ruim ao usuário, sendo portanto menos valorizadas no ranqueamento do Google. Esse fator leva em conta, por exemplo, questões de programação, a utilização de plugins e outros termos de SEO técnico. Lembre-se de dar atenção a eles!

8. Link building

O link building é o trabalho de conseguir a utilização de links para melhorar a relevância da sua página na web. Ele se divide em: linkagem interna, quando se utilizam links do próprio domínio na página; e linkagem externa, quando se utilizam links de outros domínios (externos) na página e quando links do seu domínio aparecem em outras páginas.

9. Usabilidade e acessibilidade

Por fim, a experiência do usuário é muito valorizada para o ranqueamento no Google! Saber tornar seu site agradável a todos os usuários, com mecanismos de acessibilidade, boa organização, uso correto de cores e elementos, entre outros fatores, ajudará seu negócio a ter bons resultados.

Métricas de sucesso: como avaliar seu progresso de ranqueamento no Google

Para avaliar o progresso do ranqueamento do seu site no Google, é essencial acompanhar e analisar diversas métricas de sucesso.

Uma das métricas-chave é a posição do seu site nos resultados de pesquisa para as palavras-chave relevantes. Acompanhe regularmente a classificação do seu site e observe se está subindo ou descendo nas páginas de resultados.

Além disso, leve em consideração o tráfego orgânico que chega ao seu site. O aumento gradual no tráfego orgânico é um indicador positivo de que seu site está ganhando visibilidade nos motores de busca.

Outras métricas importantes incluem a taxa de cliques (CTR) dos seus snippets nos resultados de pesquisa, o tempo médio de permanência dos visitantes no site e a taxa de conversão.

Domine o ranqueamento no Google e a busca orgânica com o curso de Marketing Digital da ESPM+DMI!

Quer ser um profissional de alto desempenho no Marketing Digital e alcançar resultados incríveis com busca orgânica? Conheça o curso de Gestão de Marketing Digital com Gigantes Globais, uma formação da ESPM em parceria com o Digital Marketing Institute.

LogoDMIBranco

© Copyright – DMI + ESPM 2024