Como transformar a magia do Natal em marketing de qualidade durante o ano todo

O Natal é uma das datas mais importantes do ano, tanto para os cristãos que celebram o nascimento de Jesus Cristo, quanto para os comerciantes que aproveitam o aumento do consumo e da demanda por produtos e serviços.

 

Porém, como o Natal se tornou essa festa tão popular e lucrativa? E qual foi o papel do marketing nessa transformação?

A história do Natal

O Natal tem suas origens nas festas pagãs que celebravam o solstício de inverno. No início do século IV, o papa Júlio I estabeleceu o dia 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus Cristo.

 

Assim, o Natal incorporou elementos de diversas tradições e culturas, como a árvore de Natal, o presépio e a guirlanda, por exemplo. 

 

Com o avançar dos séculos, o Natal foi se tornando uma data cada vez mais popular. Foi aí que, no século XIX, o Natal começou a ganhar os contornos que conhecemos hoje, graças à influência de escritores, artistas e publicitários.

Obras que revolucionaram
a literatura e o espírito da
comemoração natalina

Um dos responsáveis pela popularização do Natal foi o escritor inglês Charles Dickens. Em 1843, ele publicou o livro “Um Conto de Natal”, que narra a história de Ebenezer Scrooge, um homem avarento que é visitado por três fantasmas na véspera de Natal e aprende o valor da generosidade, da bondade e do espírito natalino.

Como bem sabemos, essa época do ano é bem comum que canais de televisão exibem filmes que têm o Natal como tema central de suas histórias. Dito isso, é quase impossível achar alguém que não tenha assistido “O Grinch”, filme de 2000, estrelado por Jim Carrey.

 

Na verdade, o que poucos sabem é que a história que originou esta produção é um clássico da literatura infantil chamado Como o Grinch roubou o Natal (How the Grinch stole Christmas, no original), de 1957, escrito por Dr. Seuss, pseudônimo do escritor e cartunista americano Theodor Seuss.

Papai Noel: a evolução de um ícone do Natal

Outro personagem que teve um papel fundamental na construção do imaginário do Natal foi o Papai Noel, ou Santa Claus, como é chamado em inglês.

 

A figura do bom velhinho que distribui presentes para as crianças na noite de Natal tem origem em São Nicolau, um bispo turco que viveu no século IV e que era conhecido por sua caridade e por seu hábito de deixar moedas de ouro nas meias dos pobres. 

Ao longo dos séculos, a lenda de São Nicolau se misturou com outras lendas e tradições de diferentes países, como a do Pai Natal na França, a do Sinterklaas na Holanda e a do Father Christmas na Inglaterra.

 

Todavia, foi nos Estados Unidos (quem diria?) que o Papai Noel ganhou a aparência e o estilo que o tornaram famoso no mundo todo!

Em 1823, o poeta Clement Clarke Moore escreveu o poema “Uma Visita de São Nicolau”, que descreve o Papai Noel como um homem gordinho, alegre e bondoso, que viaja em um trenó puxado por oito renas e que entra nas casas pela chaminé.

 

Foi aí que, 58 anos mais tarde, o cartunista Thomas Nast ilustrou o poema e deu ao Papai Noel as cores vermelha e branca, inspirado na bandeira americana.

Campanhas de marketing natalinas históricas

O grande responsável pela popularização do Papai Noel foi a empresa de refrigerantes Coca-Cola, que em 1931 contratou o ilustrador Haddon Sundblom para criar uma campanha publicitária para o Natal.

 

Sundblom se baseou no poema de Moore e nas ilustrações de Nast para criar um Papai Noel simpático, sorridente e vestido com as cores da marca. A campanha foi um sucesso e consolidou a imagem do Papai Noel como um ícone do Natal e da Coca-Cola.

Caravana Iluminada da Coca-Cola

No Brasil, também temos uma campanha marcante da Coca-Cola para chamar de sua. Chamada de Caravana Iluminada da Coca-Cola, ela percorre diversas ruas das cidades levando a magia do Natal e distribuindo refrigerantes e brindes para as pessoas. A campanha começou na década de 1990 e se tornou uma tradição natalina que encanta crianças e adultos;

Natal é Perdigão

Buscando estimular a venda do seu Chester, a Perdigão, por meio do seu slogan “Natal é Perdigão”, mostra famílias reunidas em torno de uma mesa farta e alegre, com destaque para o alimento assado da marca. A campanha logo se tornou uma referência de qualidade e sabor para o Natal.

Um novo tempo

Rede Globo e o seu famoso jingle “Hoje é um novo dia, de um novo tempo, que começou…”, que é cantado por vários artistas e celebridades. Composta por Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta, foi levada ao ar pela 1ª vez – ainda em preto e branco – em dezembro de 1971;

O espírito natalino e suas influencias no marketing

Ao longo da leitura, você tem percebido que o Natal é uma ótima oportunidade para impulsionar negócios com estratégias de marketing criativas e eficientes. Dessa forma, torna-se uma fonte inesgotável de ideias que podem te inspirar em:

Criação de campanha de marketing

Sua campanha de marketing deve ser criativa e chamativa, para reter a atenção dos consumidores. Desfrute da atmosfera de celebração e utilize imagens, vídeos, músicas e mensagens para criar um conteúdo de qualidade.

Oferecimento de promoções e descontos

Caso você esteja buscando aprender sobre marketing digital no segmento de vendas, os descontos e promoções são uma ótima maneira de atrair os consumidores e aumentar o lucro. Ofereça descontos em produtos específicos, frete grátis ou em suaves parcelas, por exemplo.

Personalização das suas mensagens

Quem não gosta de se sentir especial? Então, personalize suas mensagens de marketing, utilizando o nome do cliente ou outros detalhes pessoais para criar uma conexão com ele, certo?

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