Você sabia? O nome “Super Bowl” surgiu graças a filha do fundador, Lamar Hunt, que tinha um brinquedo chamado “super ball”

logo

Marketingbowl!

Quando o esporte e o
marketing se unem
é certeza de sucesso!

Group 300

Se você não conhece a NFL ou o Super Bowl, fique tranquilo(a), vamos te explicar tudo sobre esse esporte
e sobre toda a influência dele no marketing. Já adianto que tudo o que acontece nesse evento é muito mais
do que somente a final do campeonato mais popular dos Estados Unidos.

O ESPORTE

O Futebol Americano é jogado em um campo de 100 jardas* e com dois times de 11 jogadores se enfrentando. Mas, o elenco dos times pode chegar até 53 jogadores, como é o caso da NFL, a maior liga do esporte no mundo.

O elenco se divide em três partes: Ataque, defesa e times especiais, que podem se revezar durante a partida.

O objetivo é levar a bola até a “endzone” do campo adversário, para fazer um touchdown (6 pontos) e ter o direito de tentar um extra point (1 ponto). As jogadas devem ser concluídas ultrapassando a linha de pelo menos dez jardas. A equipe tem até quatro chances para avançar as jardas, seja com um passe ou uma corrida dos jogadores para manter a posse e tentar anotar o touchdown.

O-Esporte---1

Touchdown= 6 pontos

Field Goal= 3 pontos

Safety= 2 pontos

Extra point= 1 ponto

Para não perder a posse, ele poderá devolver a bola ao adversário, ou tentar um Field Goal (3 pontos) caso a distância não seja tão grande. O jogo envolve também um pouco de matemática, podendo os times optarem por uma conversão de 2 pontos ao invés de chutar o extra point, dependendo da situação do placar. Um outro tipo de pontuação que acontece raramente é o safety, que rende dois pontos para o time que conseguir encurralar o adversário.

A partida é dividida em 4 períodos de 15 minutos e no caso da NFL, os times jogam 17 partidas na temporada regular para tentar se classificar para pós-temporada, ou o famoso mata-mata.

Ao final do campeonato, os dois times que sobreviveram às eliminatórias disputam o Super Bowl (como é chamado a partida final da NFL). O Super Bowl é o maior evento de esporte e com maior audiência em todo o país. São milhões de pessoas assistindo ao show do intervalo e à final do campeonato.

*(1 jarda (1 yd) equivale a 0.91 metros)

O-Super-Bowl---2 (1)

O SUPER BOWL LVII

No dia 12 de fevereiro de 2023, acontecerá a 57° edição do que conhecemos como o maior evento esportivo e de marketing do mundo, o Super Bowl.

Anualmente esse evento entra para história, seja pelo esporte em si, ou por todo seu alcance nos EUA, ou ao redor do planeta.

No ano passado, os ingressos foram vendidos pelo preço mais caro da história. Os torcedores pagaram em média US$10 mil dólares (R$51.600,00 reais) em cada ingresso – com o mais barato saindo por menos de US$5 mil dólares.

Mesmo com os ingressos encarecidos, o SoFi Stadium, palco do Super Bowl de 2022, alcançou a quantidade máxima de todos os 70 mil ingressos vendidos.

+ 1000% de audiência

A audiência do Super Bowl é enorme todos os anos e cresce cada vez mais. Em média, o evento chega a mais de 100 milhões de espectadores anualmente. 

Esse crescimento também reflete nos fãs que acompanham de outros lugares do mundo, inclusive no Brasil. Na última edição do Super Bowl, a Rede TV transmitiu em tv aberta após 20 anos. 


Aos fãs, toda a temporada pode ser vista com o NFL Game Pass, um aplicativo que permite aos assinantes assistirem aos jogos da liga. Em cinco anos, o número de assinantes do programa de streaming saltou de 5 mil para 100 mil na atual temporada. O preço da assinatura para uma temporada é de R$50. 


Nas redes sociais, os perfis oficiais da NFL Brasil soma mais de 1,3 milhão de seguidores entre Instagram, Tik Tok, Twitter e Youtube.
vintage_tv_mockup 1
Clock

US$ 7 MILHÕES
em 30 segundos

Segundo o grupo de comunicação NBC, que detém os direitos de transmissão do evento para os EUA, na edição 56 do Super Bowl alguns de seus intervalos de 30 segundos custaram US$7 milhões (R$36,5 milhões). O preço médio é um pouco menor: US$6,5 milhões (R$34 milhões) — no ano anterior, em 2021, os valores médios chegaram a US$5,5 milhões (R$29 milhões). 

 

De acordo com a emissora norte-americana, mais de 30 marcas estrearam nos intervalos do ‘Big Game’ naquele ano. A disputa entre fábricas de carros será destaque mais uma vez: BMW, GM, Kia, Nissan e Toyota participaram das publicidades feitas nos intervalos.

MAIOR FATURAMENTO

A NFL (National Football League) se tornou recentemente o esporte de elite com o maior faturamento do mundo, superando a MLB (Major League Baseball), a NBA (National Basketball Association), entre outros campeonatos.

Sua receita superou os US$15 bilhões de dólares, e o melhor de tudo: mais da metade desse dinheiro vem de acordos de transmissões de TV, que geram publicidade.

A TV aberta influencia diretamente na quantidade de patrocinadores que investem nas camisetas, nos estádios e nos comerciais de televisão.
O-Maior-Faturamento---3 (1)
Group 3152

A NFL E O BRASIL

Não é segredo o crescimento do futebol americano no Brasil. Em 2022, a pesquisa Sponsorlink, do Ibope Repucom, indicou que o número de torcedores brasileiros fãs do esporte teve um aumento de 117% nos últimos 5 anos, ultrapassando a marca de 33 milhões.

Desse público, 51% é do sexo masculino, tendo em sua maioria entre 18 e 39 anos.

Sabendo disso, muitos fãs brasileiros aguardam o dia em que a NFL, que sempre realiza jogos em países estrangeiros, decida escolher o Brasil como o anfitrião de uma dessas partidas.

Nas redes sociais, o perfil oficial da NFL Brasil soma mais de 1,3 milhão de seguidores entre Instagram, Tik Tok, Twitter e Youtube.

Esse crescimento também é visível com o número de assinantes do NFL Game Pass (um aplicativo que permite aos assinantes assistirem aos jogos da liga) subindo de 5.000 para 100 mil na temporada de 2022.

@nflbrasil
562 mil seguidores

@nflbrasil
510 mil seguidores

@nflbrasil
260 mil seguidores

@NFLBrasilOficial
34 mil inscritos

(Dados de janeiro de 2023)

O SHOW DO INTERVALO

Como em toda edição, o “Halftime Show” é um espetáculo à parte e este ano não poderia ser diferente. O Super Bowl contará com uma das maiores cantoras deste século, a Rihanna.

O show do intervalo tradicionalmente costuma atingir os maiores picos de audiência do evento, pois todos os anos grandes artistas preparam um show na metade do jogo. Entre alguns dos grandes nomes da música internacional que já se apresentaram estão os Rolling Stones, Madonna, Michael Jackson, Lady Gaga, Aerosmith, Britney Spears, Bruno Mars, U2 e Snoop Dogg, Dr. Dre, Eminem, Mary J. Blidge, Kendrick Lamar e 50 Cent (esses últimos seis todos juntos no mesmo palco).

A maior audiência registrada no evento foi de 118,5 milhões de espectadores, em 2015. Na ocasião, Katy Perry foi a atração do intervalo.

Neste ano, com a volta da Rihanna aos palcos após seis anos, a expectativa é muito alta em todo o mundo e, claro, para a NFL, uma vez que o show traz públicos de diversos nichos para o evento e seu produto se torna ainda mais atrativo.
O-Show-do-Intervalo---4
O-Maior-Vencedor---5 (1)

O MAIOR VENCEDOR

Tom Brady, o maior vencedor do Super Bowl e considerado um dos maiores jogadores da história da NFL, se reinventou no “mercado” após anunciar a sua saída do New England Patriots, franquia que defendeu por 20 anos na NFL. Brady, aos 42 anos, decidiu assumir um novo desafio em sua carreira indo ao Tampa Bay Buccaneers, permaneceu em alto nível e assim como sua trajetória no seu antigo time, conseguiu sagrar-se campeão da liga pela sétima vez, mais do que qualquer outro time.

Hoje, aos 45 anos, o norte-americano segue atuando em alto nível e quebrando recordes, provando para todos que sua idade não interfere no rendimento e que nunca é tarde demais para encarar novos desafios.

E você, está preparado(a) para encarar um novo desafio?

Certificação

Internacional em

Marketing Digital

O 5º melhor curso de Marketing do mundo em 2022

ACOMPANHE A GENTE NO NOSSO GRUPO Do WHATSAPP e tenha mais dicas sobre o marketing digital

logo