Você sabia? O nome “Super Bowl” surgiu graças a filha do fundador, Lamar Hunt, que tinha um brinquedo chamado “super ball”

DMI - logo

tudo o que você precisa aprender sobre marketing está no Super Bowl

O Super Bowl é o maior evento esportivo do mundo, mas também é uma grande vitrine para o marketing. As marcas mais famosas e poderosas disputam os espaços comerciais mais caros e cobiçados da TV, com anúncios criativos, divertidos e emocionantes.

1162339_ORH88P1 1

Os primeiros anúncios do Super Bowl: um marco na publicidade

Os primeiros comerciais do Super Bowl não resistem ao teste do tempo. Um anúncio da Goodyear durante o AFL-NFL World Championship Game de 1967 exemplifica isso, retratando uma mulher em apuros à beira da estrada, sugerindo que “um pneu furado precisa de um homem”. 

 

Na época, o marketing do Super Bowl não esperava a presença feminina, mas hoje vemos isso como um apelo à masculinidade, insinuando que pneus inseguros podem decepcionar as mulheres.

 

O Super Bowl I, em 1967, seguiu a fusão das ligas, mas o jogo entre Kansas City Chiefs e Green Bay Packers não surpreendeu. Os Packers venceram por 35 a 10. Apesar de apenas uma cópia do jogo existir (em posse privada e indisponível devido a discordâncias de preço com a NFL), sabemos que anunciantes incluíram Ford, Chrysler, RCA, RJ Reynolds Tobacco, McDonald’s e Budweiser.

 

Antes, os comerciais visavam a imagem de um “homem viril” branco e trabalhador. Essa abordagem, hoje datada, destaca como a publicidade evoluiu desde os primórdios do Super Bowl.

DMI- Super bowl-O-Esporte---1

Anúncio que custou mais de 16 milhões de dólares? Sim, ele existe!

Em 2020, no Super Bowl LIV, a Porsche fez o anúncio mais caro da história do evento. Foram US$ 16,8 milhões por 2 minutos e meio de pura adrenalina.

 

O anúncio mostrava uma perseguição de carros da Porsche, que terminava com a surpresa: o novo modelo elétrico da marca, o Taycan. Um carrão que combina potência, design e sustentabilidade.

 

A Porsche mostrou que está ligada nas novidades do mercado e que sabe como impressionar. Foi um anúncio de tirar o fôlego!

Como um anúncio criou uma nova indústria

No cenário de 1983, a Apple detinha apenas 8,5% do mercado global de computadores, ficando na sombra de gigantes como a Commodore (líder com 40,65%) e IBM (26,4%). 

 

Porém, tudo mudou no ano seguinte com o lançamento do revolucionário Macintosh por Steve Jobs.

 

O lendário anúncio, dirigido por Ridley Scott, mestre do cinema com obras como “Alien” e “Blade Runner”, foi uma obra de arte publicitária. Sem mostrar o produto, ele evocou George Orwell, com o “Grande Irmão” simbolizando a “conformidade”. 

 

Exibido durante um dos intervalos do Super Bowl XVIII, mesmo com o receio da administração da Apple, o anúncio foi um sucesso e não só mudou a forma como a publicidade é feita para o Super Bowl, mas também no geral.

 

Em apenas 100 dias, a Apple vendeu 72 mil unidades do Macintosh, transformando a dinâmica do mercado. No final do ano, embora ainda atrás da Commodore e IBM, a Apple detinha 21,7% do mercado, com 1.372.000 computadores vendidos, incluindo 372.000 Macintosh. Uma virada épica na era da tecnologia!

Os 10 “Shows do Intervalo” do Super Bowl mais assistidos de todos os tempos

Desde 1991, o Super Bowl incorpora espetáculos musicais no intervalo, uma estratégia concebida para cativar a audiência. E os resultados são impressionantes! 

Confira o histórico dos 10 shows mais assistidos do intervalo do Super Bowl:

 

➜ Super Bowl XLIX – Katy Perry: média de 114,4 milhões de espectadores

➜ Super Bowl LVII – Rihanna: média de 112,2 milhões de espectadores

➜ Super Bowl XLVIII – Bruno Mars: média de 111,9 milhões de espectadores

➜ Super Bowl 50 – Coldplay, com Beyoncé e Bruno Mars: média de 111,5 milhões de espectadores

➜ Super Bowl XLVI – Madonna: média de 111,35 milhões de espectadores

➜ Super Bowl LI – Lady Gaga: média de 111,32 milhões de espectadores

➜ Super Bowl XLV – The Black Eyed Peas: média de 111 milhões de espectadores

➜ Super Bowl XLVII – Beyoncé: média de 108,7 milhões de espectadores

➜ Super Bowl XLIV – The Who: média de 106 milhões de espectadores

➜ Super Bowl LII – Justin Timberlake: média de 103,4 milhões de espectadores

DMI- Super bowl-O-Show-do-Intervalo---4

Super Bowl LVIII: o que esperar da final de 2024

O Super Bowl LVIII será o maior evento esportivo de 2024, e promete ser um espetáculo de tirar o fôlego. A final da NFL, a liga de futebol americano dos EUA, será disputada no dia 11 de fevereiro, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, Nevada. 

 

Aliás, será a primeira vez que a cidade dos cassinos receberá o Super Bowl. A expectativa é de uma festa grandiosa, com muita diversão, glamour e emoção!

 

Além do jogo, o Super Bowl LVIII terá outros atrativos, como os anúncios milionários, que custam cerca de 5,6 milhões de dólares por 30 segundos, e que são sempre muito criativos, divertidos e emocionantes. 

 

As marcas mais famosas e poderosas disputam os espaços comerciais mais cobiçados da TV, e algumas já confirmaram presença, como a Budweiser, a Coca-Cola, a Apple, a Nike e a Doritos.

 

E, é claro, como falamos anteriormente, ainda terá o show do intervalo, que é o ponto alto do evento, e que sempre conta com grandes estrelas da música. O artista escolhido para se apresentar em 2024 é o rapper Usher, que promete fazer uma performance incrível, com seus maiores sucessos, como “Yeah”, “Burn”, “OMG” e “DJ Got Us Fallin’ in Love”. 

 

O Super Bowl LVIII é um evento incrível, que reúne esporte, entretenimento e marketing em uma só noite. 

 

E aí, quer saber mais sobre o Super Bowl e o que nós, do marketing, podemos aprender com ele? Então, fique de olho no e-mail! Você receberá conteúdos exclusivos sobre o Marketing Bowl, com curiosidades, dicas, cases e muito mais.

DMI- Super bowl-Grafico

Audiência do Super Bowl no Brasil: como o evento é visto por aqui

O Super Bowl é um fenômeno nos EUA, mas também tem conquistado cada vez mais fãs no Brasil. O evento é transmitido pela TV aberta, pela RedeTV!, e pela TV por assinatura, pela ESPN.

 

Em 2021, o Super Bowl LVII, entre o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers, que vão realizar novamente a final deste ano, teve uma média de 1,5 ponto de audiência na RedeTV!, o que representa cerca de 1 milhão de telespectadores. 

 

Por outro lado, na ESPN, o jogo teve uma média de 2,3 pontos, o que representa cerca de 1,6 milhão de telespectadores. O jogo foi líder de audiência na TV por assinatura.

 

Todavia, além da TV, o Super Bowl também tem gerado muita repercussão na internet e nas redes sociais. 

 

Novamente em 2021, o evento foi o assunto mais comentado no Twitter, com mais de 20 milhões de tweets. Os momentos mais comentados foram o show do intervalo, com a cantora Rihanna, o anúncio da Apple, com o ator Tom Hanks, e o touchdown do jogador Tyreek Hill. 

 

Já no Facebook, o evento teve mais de 60 milhões de interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. No Instagram, o Super Bowl contabilizou mais de 100 milhões de visualizações de stories, além de mais 50 milhões de likes em posts relacionados.

@nflbrasil
840 mil seguidores

@nflbrasil
1.3M seguidores

@nflbrasil
283 mil seguidores

@NFLBrasilOficial
63,7 mil inscritos

(Dados de janeiro de 2024)

Certificação Internacional em Marketing Digital da DMI+ESPM

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o Marketing Bowl? Então, vai adorar conhecer o curso de Certificação Internacional em Marketing Digital e o que ele poderá fazer por você.

LogoDMIBranco

© Copyright – DMI + ESPM 2024